O Desafio 1 – Internacionalização contém 9 objetivos estratégicos, sendo um na dimensão Alunos e sociedade, cinco na dimensão Processos e dois na dimensão Aprendizado e infraestrutura.

Na dimensão Alunos e sociedade o objetivo é único e está relacionado a aumentar a inserção científica da instituição no cenário internacional.

Na dimensão Processos há 3 objetivos que possuem influência direta com o aumento da inserção científica. O primeiro se refere a parcerias de pesquisadores com outras instituições, enquanto o segundo é no sentido de realizar convênios para trocas culturais e trocas de experiências de gestão. O terceiro objetivo é para oportunizar experiências de internacionalização aos alunos. Os demais objetivos servem de apoio a estes, sendo que dois deles estão relacionados a melhorar as rotinas e processos relacionados à internacionalização, sempre considerando a realidade multi-campi e os diferentes níveis de ensino. O último objetivo da dimensão Processos está relacionado aos currículos e, no âmbito da internacionalização diz respeito a manter currículos atrativos do ponto de vista internacional para que haja interesse de alunos de outros países em realizar cursos na UFSM.

Na dimensão Aprendizado e infraestrutura há 2 objetivos. O primeiro diz respeito à infraestrutura de acolhimento para pesquisadores e alunos estrangeiros, que deve ser aprimorada. Já o segundo possui relação direta com o aumento da inserção científica da instituição, pois está relacionado a manter um quadro docente com pesquisadores que sejam referência em sua área de pesquisa.

MapaDesafio1


  • VÍDEOS