Uma nova fase da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM inicia nos próximos dias. Após a aprovação do Projeto Pedagógico Institucional, na reunião do dia 4 de novembro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), agora é a vez de o documento completo ser apreciado pelo Conselho Universitário (Consun).

O documento será analisado pelo Consun em sua última reunião do ano, que deverá ocorrer no dia 15 de dezembro. Até lá, os textos referentes ao Planejamento Estratégico e às Políticas Institucionais ficarão disponíveis para consulta pela comunidade, que ainda pode enviar sugestões até o dia 28 de novembro pelo e-mai Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo o titular da Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin) da UFSM, Fernando Pires Barbosa, o objetivo de colocar esses textos sob consulta antes da submissão ao Consun é dar uma última oportunidade de contribuição à comunidade antes da apreciação do texto pelo conselho.

Estão disponíveis para consulta os textos do capítulo 3, sobre o planejamento estratégico e do capítulo 5, a respeito das diretrizes das políticas institucionais. Para entender como os textos foram elaborados, foi desenvolvido um vídeo explicativo. Os arquivos contendo todas as contribuições da comunidade, que foram utilizadas como base para elaboração dos textos, estão disponíveis na página do PDI, o menu Resultados/Informações Coletadas, ou diretamente neste link.

Além desses textos, também é possível conhecer o texto do Projeto Pedagógico Institucional, que já foi aprovado pelo Cepe e será parte integrante do PDI 2016-2026 em seu capítulo 4.

O PDI 2016-2026 vai identificar e nortear o que será desenvolvido na universidade pelos próximos 10 anos. Seus itens dizem respeito à filosofia de trabalho, à missão e às atividades acadêmicas realizadas ou pretendidas. Assim, o documento servirá de base para o planejamento como um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros de ensino, departamentos e programas.

• VÍDEOS