Na última sexta-feira, 27/01, foi realizada uma reunião com os servidores que trabalham na área orçamentária das diferentes unidades da UFSM. A reunião teve como objetivo esclarecer os procedimentos que deverão ser adotados durante o ano de 2017 para a execução orçamentária.

Dentre os procedimentos está a identificação do gasto de acordo com os desafios e objetivos previstos no PDI 2016-2026. A programação orçamentária da UFSM para 2017 foi elaborada de forma que seja possível identificar, em termos orçamentários, quais depesas estão sendo executadas dentro de cada desafio ou objetivo.

Do ponto de vista do PDI, há basicamente dois tipos de identificação. As despesas relacionadas a projetos estratégicos da Reitoria e as depesas de atividades do dia a dia, o que inclui as despesas da própria Reitoria e também as despesas das Unidades de Ensino.

As despesas relacionadas a projetos estratégicos recebem um código orçamentário específico, o qual identifica o projeto no orçamento da instituição e o vincula a um dos 45 objetivos que constam no PDI 2016-2026. Já as despesas relacionadas às atividades de manutenção do dia a dia recebem um código geral, o qual é complementado com um número que identifica a qual dos 7 Desafios Institucionais a despesa está relacionada.

Esta vinculação do orçamento ao PDI é um dos passos que ajudará no processo de acompanhamento da execução do PDI. A partir disso será possível identificar, dentro do orçamento da UFSM, como a instituição está destinando os seus recursos para a execução do planejamento estratégico previsto no PDI 2016-2026.

A notícia completa com informações sobre a reunião pode ser visualizada clicando aqui.


Calendário

Nenhum evento encontrado