Sobre o PDI 2011-2015

Este foi o terceiro PDI elaborado pela UFSM. Com vigência inicial prevista para o período de 2011 a 2015, teve seu período de vigência prorrogado até 2016 para o que o novo PDI pudesse ser elaborado com um amplo processo de consulta à comunidade universitária.

Para o desenvolvimento e elaboração deste PDI, buscou-se a participação de diversos segmentos da comunidade universitária e também da sociedade. Foram realizadas ações que ampliaram o diálogo e a integração com a comunidade, tornando a construção do documento participativa. Para tanto, foram promovidos seminários, painéis e visitas técnicas, com exposição de relatos e experiências por parte de membros da UFSM e de outras universidades.

O processo pode ser sintetizado em três fases: busca de conhecimentos e trocas de experiências com outras IES, como as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), do Mato Grosso do Sul (UFMS), dentre outras; sensibilização da comunidade universitária; e processo de elaboração do documento oficial do PDI. Em todas as fases, houve a participação de gestores, servidores, estudantes e comunidade externa.

Durante o período de elaboração, foi criada a marca do PDI e preparada a campanha de divulgação do documento.

A Resolução n. 004/2016, de 11 de janeiro de 2016, aprovou o aditamento ao PDI 2011-2015 da UFSM, ficando prorrogado o prazo de vigência até o início do segundo semestre letivo de 2016. O PDI 2011-2015 pode ser acessado aqui.